INICIAR MINISTÉRIO INFANTIL
·
Planejamento;
·
Força de vontade e investimento;
·
Realizar o ministério com importância;
·
Dar tratamento igual a todas as crianças sem
preferências;
·
Reporta-se sempre ao Pastor.
Planejamento:
a)
Cronograma por mês:
b)
Orçamento do material;
c)
Tipos de materiais;
d)
Atividades: dinâmicas, histórias, musicas.
e)
Restringir à faixa etária: fase 1: de 2 a 5
anos(dramatizar a historia, até 5 minutos); fase 2: 6 a 11 anos(historias com heróis,
ate 20 minutos).
f)
Variar a programação: introduzir brincadeiras na
lição: ex: Lazaro ( conta a historia depois brinca de vivo ou morto);
g)
Firmeza ao prometer e cumprir;
h)
Promover a disciplina e ser disciplinado
exemplo;
COMO DESENVOLVER SEU
ESTUDO BÍBLICO INFANTIL
·
Pensar num título Central. Incluir a mensagem de
salvação;
·
A passagem bíblica tem que ser completa: começo,
meio e fim;
·
Deve haver uma moral clara na história;
·
Exemplificar a historia no nosso dia a dia;
·
Despertar a curiosidade das crianças em
aprender;
·
Não ser cansativo nas aulas, deixando o aluno
sempre com vontade de aprender mais;
·
Recapitular: desafio de perguntas, gincanas,
brincadeiras;
·
Fazer uma pequena introdução;
·
Focar-se apenas em um objetivo central.
PLANEJAMENTO DE AULA
Ø
Dedicação;
Ø Compromisso;
Ø Estudar
bem os textos;
Ø Aula
deve seguir esboço (começo, meio e fim.
Exemplo de aula:









Como se preparar para dar aula:









Sugestão para flanelógrafo:




DICAS PARA MANTER A DISCIPLINA
v
Estabelecer limites de comportamentos (pedir
ajuda aos pais);
v Estabelecer
respeito;
v Praticar
os mandamentos (introduzir cartazes para repetição)
v Treinar
o silêncio;
v Ensinar
a seguir regras (introduzir cartazes para repetição)
v
Ensinar a disciplina (introduzir cartazes para
repetição)
Para promover a disciplina:
ü
Ter amor e demonstrar;
ü Nunca
envergonhar a criança, mas levá-la a reconhecer o seu erro;
ü Orar;
ü Ter
entusiasmo, boa vontade;
ü Promover
conforto físico nas aulas;
ü Ser
pontual;
ü Sem
preferência;
ü Aulas
de acordo com a idade;
ü Variar
a programação;
ü
Não permitir a criança dominar a aula;
Nenhum comentário:
Postar um comentário