segunda-feira, 7 de maio de 2018


PROFESSOR COMO SUJEITO DE TRASNFORMAÇÃO
Nem sempre a quantidade nos leva a algum lugar, mas a qualidade que dispomos ao ensinar é que conta. É preciso refletir sobre o nosso papel de educador, tomando um posicionamento com perspectivas e objetivos claros.
            Às vezes, o educador não consegue lidar com o seu aluno, por não ter uma formação necessária e eficaz para tal, mesmo tendo uma boa bagagem de conteúdos.
            Estamos envolvidos com a formação intelectual, psicologia e educacional de nossos alunos, onde teremos importante papel de mediação na construção do conhecimento do aluno para sua humanização, que se opera na história que eles devem fazer e refazer constantemente.
            Devemos procurar buscar sentidos, trabalhar o paternal e o maternal, tentando assim ser um porto seguro para nossos alunos, ou seja, uma referência para eles.
            É possível realizar grandes sonhos, desde que estejamos dispostos a torná-los realidade. Nessa luta temos dois companheiros, que é o medo e o sonho. O medo nos faz refletir a não errar, mas não podemos permitir que ele nos bloqueie impedindo-nos de ousar.
            Quanto ao sonho, precisamos distinguir o que é essencial para a educação e o que é desnecessário.
            O educador é o único que consegue enxergar o potencial de seu aluno, daí a precisão de respeito à construção do conhecimento de seu aluno. Quando somos competentes, somos envolvidos com a causa, sabendo que farei a diferença.
            O professor competente é capaz de problematizar uma situação de prática profissional, de mobilizar em seu próprio repertório ou meio ambiente, os conhecimentos para analisar a situação, de explicar como e porque tomou determinada decisão.
            A atuação do professor depende de seus saberes e competências:
·                    Adquiridos durante o exercício da função;
·                    Dos conhecimentos construídos historicamente;
·                    Resultantes da didática e das ciências da educação;
·                    Adquiridos no seu dia a dia, produzidos e vivenciados ao longo de sua vida.
- Nunca se esquecer de orar e buscar em Deus a sabedoria.

ATIVIDADES
APRENDA PRATICANDO

1.               Recorte várias fotografias e monte um mosaico:
Ex:
·                                     Desenhe uma figura qualquer, e dentro cole as fotos recortadas.
·                                     Pode ser feito com recortes de figura sobre a cidade e objetos de Jerusalém e outro.
2.               Dê sua opinião a respeito das diferenças, e como podemos trabalhar com elas:
3.               Faça sua auto- avaliação.
·                           O que aprendi nesta lição?
·                           Como posso melhorar?
·                           Será que tenho agido certo, ou não?
·                           O que significa tudo isso para mim?
·                           O que acrescentou em meus conhecimentos?

AUTO AVALIAÇÃO:
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MOTIVAÇÃO
1.      Você precisa fazer uma conexão emocional. As crianças precisam de uma boa razão para fazer o que você está pedindo, uma razão que seja de seu interesse pessoal, que as façam sentir-se importante.
2.      Levar o seu aluno a não ter medo de ira a Escola Dominical e sim prazer, passando a ser o lugar de lazer preferido dela.
3.      Se as crianças estão se sentindo seguras é preciso então levá-las ao desafio. Os cérebros humanos foram criados por Deus para responder ao desafio.
4.     Trabalhar com a livre escolha, dando a eles a liberdade de às vezes escolher as atividades que serão aplicadas.
5.       O sistema de recompensa positiva faz parte, como por exemplo: – “Se disseres um versículo de memória, ganharás pontos para ir a um acampamento”.
6.       Estabeleça atividades de acordo com a idade de sua classe, pois cada uma responde energeticamente de um jeito. Por exemplo, não espere que uma criança do jardim da infância permaneça sentada do mesmo jeito que uma criança do primário.
7.     Estabeleça uma relação afetiva, pois a criança que ama você fará tudo para te agradar.
8.     Trabalhe a curiosidade de seus alunos, faça um suspense com o que há de vir ou fazer nas próximas aulas, aguçando seus desejos de voltar novamente e participar.
Atividades
1º) Leia atenciosamente o texto e explique em poucas palavras cada item:
2º)  Segundo o que você leu e relatou, o            que poderia ser acrescentado, como experiência própria, utilizada por você em sala de aula?
3º)Modelo de fichas de matrículas:(serve para crianças, adolescentes e adultos). É importante ter o cadastro de seus alunos, para eventuais visitas entre outros motivos.


PARA ENSINAR DEVE HAVER COMPROMETIMENTO
O ensinamento deve ser verdadeiro e eficaz, relacionando teoria com prática, aguçando o desejo nos alunos de mudar, se entregar e viver uma vida íntegra de comunhão com Deus, independentemente da idade. (Deut. 4:10).
O educador deve apenas ser o mediador desses conhecimentos, criando em seus alunos a competência de construir conhecimentos e se envolver de forma espontânea e criativa sobre os conhecimentos da palavra de Deus.
Aprender é um processo longo, lento e complexo, onde envolve opiniões diferentes. Mas não se deve esquecer que estamos falando da palavra de Deus.
O Espírito Santo é o mestre para o ensino. A sua presença é a garantia eficaz neste ministério. O conteúdo é importante, pois engloba a verdade e inclui a compreensão correta da profecia.
                        O Espírito Santo dá significado ao conteúdo, onde o homem é um instrumento de ensino e aprendizado da palavra de Deus, cumprindo o ide de Jesus.
                        Para qualquer contestação, deixo o livro de Deut. 29:29.
Márcia Morilla Calmona Silva
Pedagoga

ATIVIDADES
RESPONDA:
1º) Segundo o texto, como deve ser o ensinamento para você?
2º) Qual a função do Educador mediante seu aluno?
3º) Em poucas palavras defina o que é aprender? E como seria em sua concepção:
5º) Vamos confeccionar:
ü  Mural 

      Pode ser de madeira ou papelão, mesmo sendo muito simples, deve ser atraente. A idéia central a ser transmitida deverá sobressair, os elementos devem apresentar harmonia e coerência. O conteúdo deve ser ilustrado, utilizando-se gravuras, fotos, desenhos ou trabalhos feitos pelas próprias crianças.

4º) Faça uma resenha(resumo do texto):(máximo 10 linhas):
6º)Prepare uma caixa grande de papelão, onde você colocara durante o desenrolar do curso, os materiais confeccionados. Faça com capricho, pois você poderá utilizá-los por muito tempo.


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