4 – JUNIORES:
(10 a 12 anos)
* Trabalhar
com essa faixa etária não é fácil.
* Mas é muito
gratificante.
* Os juniores
não são mais crianças, mas não podem ser considerados jovens.
* Sentem
necessidade de serem liderados por alguém que os compreenda e os ajude a
conhecerem a si mesmos.
* O professo
de juniores deve ter um programa ativo.
* Evite fique
sentados por muito tempo na mesma posição, evite louvores que pareçam infantis,
crie suspense ao arrumar seu material para a aula e dê trabalhos atrativos e
úteis para eles fazerem.
* Evite
classe mista, se possível.
5 –
ADOLESCENTES: (13 a 16 anos)
* Procure
conhecê-los dentro e fora da Rede de Crianças.
* Tente
identificar-se com eles.
* São
desajeitados e muito críticos.
* Na
tentativa de se adaptarem aos dois mundos existentes ( o seu, interior, e o
outro, exterior ) entram em conflitos .
* Apesar de
seu desenvolvimento rápido, podem estar bem dispostos num dia e no outro não
querem fazer absolutamente nada
* Varie seus
métodos de ensino e faça com que eles participem ativamente da aula. Nunca dê-lhes
atividades sem explicar-lhes o seu objetivo.
* Evite
classes mistas (a moça desenvolve-se mais cedo que os rapazes).
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